terça-feira, 8 de março de 2016

Classificação de Solos - Horizontes Diagnósticos Superficiais

Resumo feito a partir do livro, Embrapa Solos, (1999, 2006)

Horizonte hístico - tipo de horizonte constituído predominantemente de material orgânico, contendo 80g/kg ou mais de carbono orgânico (C-org). Pode ocorrer à superfície ou estar soterrado por material mineral e deve atender a um dos seguintes requisitos de espessura:
a) maior ou igual a 20 cm;
b) maior ou igual a 40 cm quando 75% (em volume) ou mais do horizonte for constituído de tecido vegetal na forma de restos de ramos finos, raízes finas, cascas de árvores, excluindo as partes vivas;
c) 10 cm ou mais quando sobrejacente a um contato lítico; ou sobrejacente a material fragmentar constituído por 90% ou mais (em volume) de fragmentos de rocha (cascalho, calhaus e matacões).

Horizonte A chernozêmico - horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, com alta saturação por bases, que atenda às seguintes características:
a) estrutura do solo com agregação e grau de desenvolvimento moderado ou forte, não sendo admitida, simultaneamente, estrutura maciça e consistência quando seco, dura ou mais (muito dura e extremamente dura). Prismas sem estrutura secundária, com mais de 30cm, não são admitidos.
b) a cor do solo é de croma igual ou inferior a 3 quando úmido, e valores iguais ou mais escuros que 3 quando úmido e que 5 quando seco. Para horizonte superficial com 400g/kg de solo ou mais de CaCO3, os limites de valor quando seco são relegados; quanto ao valor quando úmido, o limite é de 5 ou menos;
c) a saturação por bases (V%) é de 65% ou mais, com predomínio do íon cálcio e/ou magnésio; 
d) carbono orgânico é de 6g/kg de solo ou mais. Para horizonte superficial com 400g/kg de solo ou mais de CaCO3, o C-org. é de 25g/kg de solo ou mais nos 18cm superficiais.
e) a espessura, incluindo horizontes transicionais, tais como AB, AE ou AC, é de:
- 10cm ou mais, se o horizonte A é seguido de contato com a rocha; ou
- 18cm no mínimo e mais que um terço da espessura do solum, ou mais que um terço da espessura dos horizontes A+C caso não ocorra B, se estas forem inferiores a 75cm; ou
- 25cm no mínimo, se o solo tiver 75cm ou mais de espessura.

Exemplo de Solo com Horizonte A chernozêmico




Horizonte A proeminente - características comparáveis àquelas do A chernozêmico, no que se refere à cor, teor de C-org., consistência, estrutura e espessura; diferindo pelo V% inferior a 65%.

Exemplo de Solo com Horizonte A proeminente

Horizonte A húmico – horizonte mineral com valor e croma (cor do solo úmido) igual ou inferior a 4 e saturação por bases (V%) inferior a 65%, com espessura e C-org. dentro dos seguintes limites:
a) espessura mínima como a descrita para o horizonte A chernozêmico;
b) teor de carbono orgânico inferior ao limite mínimo para caracterizar o horizonte hístico; e
c) teor total de carbono igual ou maior ao valor obtido pela seguinte equação:
(C-org, em g/kg, de suborizontes A x espessura do suborizonte, em dm) 60 + (0,1 x média
ponderada de argila, em g/kg, do horizonte superficial, incluindo AB ou AC).
Para avaliar se o horizonte pode ser húmico, inicialmente, multiplica-se o teor de C-org. (g/kg) de cada suborizonte pela espessura do mesmo suborizonte, em dm [C-org. (g/kg) de cada suborizonte A x espessura do mesmo suborizonte (dm)]. O somatório dos produtos dos teores de C-org pela espessura dos suborizontes, é o teor de C-org total do horizonte A (C-org. total). A seguir, calcula-se a média ponderada de argila do horizonte A, a qual é obtida multiplicando-se o teor de argila (g/kg) do suborizonte pela espessura do mesmo suborizonte (dm) e dividindo-se o resultado pela espessura total do horizonte A, em dm (teor de argila dos suborizontes A em g/kg x espessura dos mesmos suborizontes em dm / espessura total do horizonte A em dm).
O valor de C-org total requerido para um horizonte qualificar-se como húmico deve ser maior ou igual aos resultados obtidos pela seguinte equação:


C-org total 60 + (0,1 x média ponderada de argila do horizonte A)

Para facilitar a compreensão dos procedimentos acima, é apresentado um exemplo dos cálculos realizados.

Substituindo a média ponderada de argila na equação, tem-se:


C-org total 60 + (0,1 x 220,74) = 82,07.

O valor de C-org. total existente no horizonte A é de 99,78, portanto, maior que 82,07 (considerado como o mínimo requerido para que o horizonte seja enquadrado como A húmico) em função do teor médio ponderado de argila de 220,74 g/kg. Assim, o horizonte usado como exemplo é húmico.
Exemplo de Solo com Horizonte A húmico

Horizonte A antrópico - horizonte formado ou modificado pelo uso contínuo do solo, pelo homem, como lugar de residência ou cultivo, por períodos prolongados, com adições de material orgânico, ocorrendo, às vezes, fragmentos de cerâmicas e restos de ossos e conchas. Assemelha-se aos horizontes A chernozêmico ou A húmico e difere
destes por apresentar teor de P2O5 solúvel em ácido cítrico mais elevado que na parte inferior do solum, ou a presença no horizonte A de artefatos líticos e, ou, cerâmicas, características de ação antrópica.

Horizonte A fraco - horizonte fracamente desenvolvido, seja pelo reduzido teor de colóides minerais ou orgânicos ou por condições externas de clima e vegetação, como as que ocorrem na zona semi-árida com vegetação de caatinga hiperxerófila. É identificado pelas seguintes características:
a) cor do material de solo com valor ≥ 4, quando úmido, e ≥ 6, quando seco;
b) estrutura em grãos simples, maciça ou com grau fraco de desenvolvimento;
c) teor de carbono orgânico inferior a 6g/kg; ou
d) espessura menor que 5cm, não importando as condições de cor, estrutura e carbono orgânico (todo horizonte superficial com menos de 5 cm de espessura é fraco).

Exemplo de Solo com Horizonte A fraco


Horizonte A moderado - horizonte que não se enquadra no conjunto das definições dos demais horizontes diagnósticos superficiais. Em geral, difere dos horizontes A chernozêmico, proeminente e húmico pela espessura e/ou cor e do A fraco pelo teor de carbono orgânico e estrutura, não apresentando ainda os requisitos para caracterizá-lo como horizonte hístico ou A antrópico.

Exemplos de Solos com Horizonte A moderado        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...