Aratuba - Paróquia São Francisco de Paula

Todas as Publicação Clique aqui

Padroeiro

Paróquia

Em 1866, o Capitão Francisco de Paula Pereira veio ao Coité (hoje Aratuba) visitar o primo e cunhado João José Pereira. Francisco de Paula adoeceu de febre violenta e viu que a doença era mortal. Fez Promessa com o Santo de seu nome, do qual era devoto: Se sobrevivesse, madaria construir um Oratório sob a invocação de São Francisco de Paula. E alcançou a graça cumprindo assim sua promessa.
 A Seguir trechos do  histórico de autoria do pesquisador Dr. Leonardo Mota , fornecido pela sala de História do Seminário da Prainha em Fortaleza.
 A História registra que em 07 de setembro de 1863, João José Pereira e sua Mulher, Antonia Maria da Conceição, proprietarios do Sitio Coité, doaram parte do mesmo, com as dimensões de cem braças de terra, em quadro, a São Francisco de Paula , a quem desejavam edificar uma casa de oração ou capela, onde pudessem ser praticados os atos religiosos por parte dos familiares dos patronos e mais residentes nas proximidades. Em 15 de Julho de 1919 foi registrado em Baturité no Cartorio Joaquim Silveira Marinho a escritura particular.
A paroquia de Coité foi criada pelo Imperador do Brasil Dom Pedro II, no final de seu reinado, pelo Alvará Régio N° 2062 de 10 de dezembro de 1883.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...