segunda-feira, 28 de março de 2016

Chega a Fortaleza o espetáculo “12 Homens e uma Sentença”


Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura - 2015/2016"

Além do espetáculo, no sábado haverá bate-papo com o diretor e dois atores após a sessão. Também em Fortaleza, o ator Brian Penido Ross, realizará um workshop com profissionais de teatro.

Encenada pela primeira vez no teatro brasileiro, a trama de um dos melhores filmes de tribunal da história, “12 Homens e uma Sentença” - “12 Angry Men”, EUA, 1957, de Sidney Lumet [1924-2011], chega ao Nordeste depois de temporada de sucesso em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e uma turnê em Portugal.  Em Fortaleza estará em cartaz nos dias 2 e 3 de abril no Teatro Celina Queiroz, com sessões no sábado às 20h e domingo às 19h. No sábado, após o espetáculo, haverá bate-papo com o diretor Eduardo Tolentino de Araújo.

Com o patrocínio da BR DISTRIBUIDORA e produção da atriz e jornalista Ana Paz e do ator Mario José Paz, a peça está em circulação pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Antes de Fortaleza, as apresentações acontecem em São Luís (dia 31 de março no Teatro Zenira Fiquene - FAMA) e Teresina (dia 01 de abril no Theatro 4 de Setembro).

Esta é uma adaptação inédita para os palcos do clássico filme dos anos 50, que foi laureado por 13 prêmios (entre eles Urso de Ouro de Melhor Filme para o diretor Sidney Lumet e Bafta de Melhor Ator paraHenry Fonda) e seis outras indicações (três ao Oscar, melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado).

O texto de Reginald Rose com tradução de Ivo Barroso tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo e cenografia de Lola Tolentino. No elenco, estão Zécarlos Machado (recentemente protagonizou “Sessão de Terapia” no GNT e "Além do Tempo" como Queiroz), Norival RizzoXando Graça, Camilo Bevilaqua, Brian Penido, entre outros. No Brasil, 12 Homens e uma Sentença” foi vencedor do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo, Prêmio CONTIGO 2011 de Melhor Espetáculo do Ano (Juri Popular) e recebeu duas indicações ao Prêmio Shell SP.

O diretor Eduardo Tolentino de Araújo nasceu no Rio de Janeiro, em 1954. Fundou em 1979 o Grupo Tapa (Teatro Amador Produções Artísticas), que em 2014 comemorou 35 anos de atividades.

WORKSHOP  "A PALAVRA EM CENA"

Além do espetáculo, o ator Brian Penido Ross realizará o workshop "A Palavra em Cena", onde irá tratar as técnicas do Grupo TAPA para falar o texto dramático abordando a palavra em cena. A atividade é voltada para atores, diretores, profissionais de teatro e membros de grupos amadores com ampla experiência em interpretação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por email paraapalavraemcena@gmail.com, informando nome, idade, profissão e contatos. A inscrição será válida após recebimento de email de confirmação enviado pela produção. O dia, local e horário do workshop serão divulgados em breve. A carga horária é de 5h/aula.

Brian Penido é professor nos Grupos de Estudos para Profissionais do Grupo TAPA, do qual é fundador. É também membro do corpo docente da Escola de Atores Wolf Maya com a disciplina de Montagem Teatral.  Ator, diretor, tradutor e professor de teatro, com o Grupo TAPA percorreu, como ator, praticamente toda a história do teatro brasileiro: dos autores do século XIX, como Martins Pena, França Jr. e Artur Azevedo até Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Jorge Andrade e Plínio Marcos. Do repertório clássico fez Shakespeare, Molière, Bernard Shaw, Maquiavel, Tchecov, Oscar Wilde, Strindberg e Pirandello, entre outros.

SINOPSE DO ESPETÁCULO

O calor escaldante do verão de Nova York faz o suor pingar do rosto dos 12 homens trancados a chave numa pequena e claustrofóbica "sala de júri" de um tribunal. Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte de um jovem acusado pelo assassinato do próprio pai. Todas as evidências apontam para ele como o responsável pelo crime e 11 jurados estão convencidos de sua culpa. Porém, um último jurado crê na sua inocência e vai tentar convencê-los de que o jovem não deve ser condenado. O veredicto precisa ser unânime: se os 12 enclausurados jurados considerarem o réu culpado, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.

FICHA TÉCNICA

TEXTO: Reginald Rose. TRADUÇÃO: Ivo Barroso. DIREÇÃO: Eduardo Tolentino de Araújo. ELENCO: Adriano Bedin, Almir Mendes, Augusto Cesar, Brian Penido Ross, Bruno Barchesi, Camilo Bevilaqua, Fernando Medeiros, Norival Rizzo, Rafael Golombek, Ricardo Dantas, Rodolfo de Freitas, Xando Graça e Zécarlos Machado. CENÁRIO: Lola Tolentino. FIGURINO: Ana Cristina Monteiro de Castro. ILUMINAÇÃO: Nelson Ferreira. FOTOS: Dalton Valério. DESENHO GRÁFICO: Rico Lins. PALCO E CAMARIM: José Milton Damasceno. OPERADOR DE LUZ: Jonas Ribeiro. PATROCÍNIO: BR Distribuidora. DIRETOR DE PRODUÇÃO: Milca Luna. PRODUÇÃO: Ana Paz. PRODUÇÃO LOCAL: Maré Cheia (Milca Luna) e Verônica Sobreira.

SERVIÇO

TEATRO
12 Homens e uma Sentença” - Dias 02 e 03 de abril (sábado e domingo) no Teatro Celina Queiroz (Av.  Washington Soares, 1321 - UNIFOR). Horários: Sábado às 20h e domingo às 19h. Duração: 110 min.Ingressos: R$ 25,00 (inteira) | R$12,50 (meia entrada). Capacidade: 312 espectadores. Classificação etária: 12 anos. Venda de ingressos: A partir de segunda-feira (28) na bilheteria do teatro. Horário de venda: Segunda a sexta-feira das 7:30h às 20h. Sábado das 7:30h às 13h. Nos dias do espetáculo, venda a partir das 15h. Vendas em breve também no www.ingresso.com. Informações: (85)3477-3033 e 3477-3290. TODAS AS SESSÕES TERÃO TRADUÇÃO EM LIBRAS AO VIVO.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage
85-3252.5401 / 99989.5876
t: @degage_imprensa  / f: degageassessoria



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...