quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Festival de Teatro de Acopiara chega à 24ª edição com espetáculos de renomados grupos do estado




O festival acontece de 05 a 12 de março, com toda a programação gratuita. Na abertura, homenagem a Moreira de Acopiara e no encerramento, espetáculo do ator e cantador Jackson Antunes.


Em março, a cidade de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, viverá uma semana inteira de artes cênicas. Nos palcos e praças, grupos teatrais do estado, de reconhecimento nacional, alguns dos quais com participações em importantes festivais de outros países. O 24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC acontecerá de 05 a 12 próximos, com toda a programação gratuita, cumprindo um importante papel na democratização e descentralização cultural.

Criado em 1989, o FETAC é o mais antigo festival de teatro do Ceará, tendo sua história entrelaçada à trajetória de inúmeros grupos culturais de todo o Estado. O evento surgiu com a missão de promover e fortalecer o movimento cênico no interior do Ceará, sendo reconhecido como um dos principais espaços de organização e difusão dessa arte no interior cearense. Com isso, vem contribuindo para o aperfeiçoamento dos grupos, a constituição de redes e para que a cena teatral local seja evidenciada.

Apresentada pela Coelce, a 24ª edição do FETAC é uma realização da Companhia Cordel de Teatro, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, apoio institucional da Prefeitura de Acopiara, produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes e do Instituto BR Arte. O Festival conta, ainda, com as parcerias do Sesc e Gaspar Bandeira Advogados.

A programação do Festival acontece no Polo de Lazer de Acopiara, Clube Social de Acopiara, Núcleo de Artes e Cultura José Alves de Queiroz, Centro Social de Acopiara, Palco Acopiara das Artes (Praça Matriz), Praça Vila Aroeira e nas praças dos distrito de Trussu, São Paulinho, Umari e Santo Antônio.

AS ATRAÇÕES
























No 24° FETAC a programação é composta pela mostra de teatro e por espetáculos musicais. Na área teatral, o Festival sempre privilegia e dá destaque às produções locais, trazendo para o público da cidade espetáculos de grupos reconhecidos no cenário nacional e internacional. É essa a principal contribuição do FETAC: colocar em pauta os principais grupos teatrais do Estado, reforçando a qualidade das produções, abrindo espaços de circulação e reconhecendo as potências do teatro cearense.


No total, são 11 espetáculos de oito grupos, somando 15 apresentações teatrais. São eles: Grupo Garajal de Teatro com “Romeu e Julieta”; Pavilhão da Magnólia com “Baldio”; Grupo Bagaceira de Teatro com “Meire Love”; Cia. Cearense de Molecagem com os espetáculos “Loucuras de Amor” e “As Vizinhas”; Coletivo Artístico As Travestidas com “BR-Trans” e “Quem tem medo de Travesti”; Marmotas Produções apresentando “Até que o humor nos separe”e Cia. Anjos da Alegria com “Os Três Porquinhos” e “Os Animartistas”. E mais, a bailarina e coreógrafa Silvia Moura circula com o espetáculo “A cadeirinha e eu” em apresentações na sede do município e quatro distritos. À noite, programação do FETAC contará com apresentações musicais da Banda Municipal de Acopiara e Convidados e shows das bandas Ingroove e Decretus.
 



"CORAÇÃO CAIPIRA" DE JACKSON ANTUNES

O ator e cantador Jackson Antunes é convidado desta edição do festival, apresentando, na noite de encerramento, o espetáculo "Coração Caipira".  Antunes é parceiro de Moreira de Acopiara, de quem gravou algumas canções e passou a declamar seus poemas.







HOMENAGEM A MOREIRA DE ACOPIARA

Nesta edição o Festival de Teatro de Acopiara presta homenagem a Moreira de Acopiara, poeta, pesquisador da história do cordel e do folclore brasileiro, radialista e compositor. A homenagem ocorrerá na abertura do evento, no dia 05, às 20h, no Polo de Lazer de Acopiara. 

Moreira de Acopiara é o nome artístico de Manoel Moreira Júnior. Nasceu no dia 23 de julho de 1961, no Sítio Cantinho, distrito de Trussu, em Acopiara, onde viveu até os 20 anos de idade e teve os primeiros contatos com os contos populares, com a poesia, o cordel e os clássicos da nossa literatura. É autor de centenas de folhetos de cordel. Gravou CDs com poemas de sua autoria e tem trabalhos musicados e gravados por vários artistas. Publicou mais de 20 livros, sendo os mais recentes: Canudos e a saga de Antônio Conselheiro, Cordel em arte e versos e O sertão é o meu lugar (Ed. Duna Dueto); As aventuras de Robinson Crusoé, A divina comédia em cordel e Alma de cigarra (Nova Alexandria), e Colcha de retalhos (Melhoramentos).

No teatro, Moreira de Acopiara faz parte do Grupo ITINEN e tem rodado a grande São Paulo com “Encontros encantados”, engraçadíssimo texto de sua autoria. Em 2005 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, entidade com sede no Rio de Janeiro. Tem viajado o Brasil inteiro proferindo palestras e oficinas de cordel cultura popular.

Através do compositor Téo Azevedo, parceiro musical de longa data, Moreira de Acopiara conheceu o ator e cantador Jackson Antunes, formando com este importante parceria.

SERVIÇO
24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC - De 05 a 12 de março em Acopiara/CE. Informações: 85-3235.4063 (Cinco Elementos Produções) e 85-9.9629.7678 (Cia Cordel de Teatro  - Horário de atendimento: 2a a 6a, das 8h às 18h). Facebook: www.fb.com/festivaldeteatrodeacopiara. Instagram: @ftacopiara.

ENDEREÇOS
Polo de Lazer de Acopiara: Avenida Paulino Félix s/n
Clube Social de Acopiara: Avenida Paulino Félix
Núcleo de Artes e Cultura José Alves de Queiroz: Praça Celso Castro
Centro Social de Acopiara: Avenida Cazuzinha Marques s/n (ao lado da Igreja Matriz)
Palco Acopiara das Artes: Praça Matriz
Praça Vila Aroeira: Vila Aroeira s/n
Praça do Distrito de Trussu
Praça do Distrito São Paulinho
Praça do Distrito de Umari
Praça do Distrito de Santo Antônio


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage
85-3252.5401 / 99989.5876
degage@degage.com.br /www.degage.com.br
t: @degage_imprensa  / f: degageassessoria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...