quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ciclista de 67 anos morre após ser atropelado por ônibus na avenida José Bastos

A vítima é Vicente Veloso Neto, conhecido como Xuxa, um dos ciclistas mais conhecidos e queridos de Fortaleza, segundo amigos

Vicente Veloso, o Xuxa
A comunidade do ciclismo cearense perdeu uma importante figura das pedaladas semanais de Fortaleza: Vicente Veloso Neto, de 67 anos recém-completados, conhecido comoXuxa. Ele foi atropelado na última segunda-feira, 8, na avenida José Bastos, após desviar de um buraco e ser atingido por um ônibus. O ciclista foi socorrido ao Instituto Dr. José Frota (IJF), com diversas fraturas, e não resistiu a um politraumatismo. O sepultamento está marcado para as 17h30min, no Cemitério Parque da Paz, no Passaré.
Um grupo de ciclistas vai se reunir na Central de Artesanato do Ceará (Ceart), na Praça Luíza Távora, às 15h, para organizar um comboio que sairá em pedalada em direção ao Cemitério Parque da Paz.

Conforme informações de amigos, Xuxa vinha pedalando na faixa da direita na avenida José Bastos, por volta das 9h30min, vindo do Conjunto Ceará, onde tinha uma residência. Ao se deparar com um buraco, ele desviou indo para o lado esquerdo da pista, colidindo contra um ônibus que trafegava na via.

O motorista parou e prestou os primeiros socorros. O ciclista foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao IJF. O POVO Online apurou que, antes do atropelamento, outro acidente teria ocorrido na via por causa do mesmo buraco. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) não confirmou a informação.

DIVULGAÇÃO
Xuxa com sua bicicleta 'amareilinha' ao lado de amigos

A avenida José Bastos não possui ciclofaixa. No último dia 3, um ciclista foi atropelado por um ônibus na avenida Domingos Olímpio, via que também não possui setor exclusivo para bicicletas.

O Xuxa
O aposentado impressionava a todos com tanta disposição em cima da sua "amarelinha", bicicleta modificada e equipada por ele mesmo, e incentivava os mais jovens. Xuxa era apaixonado pelo ciclismo e dedicou cerca de 50 anos de vida à atividade. Os amigos garantem que Vicente era um dos ciclistas mais conhecidos e queridos da cidade.

O corretor de imóveis, Marcus Medeiros, companheiro de pedaladas de Xuxa, lembra com carinho do amigo. "Nós pedalávamos quase todos os dias. Era uma pessoa muito amiga, companheira, sempre disponível, de braços abertos para ajudar. Ele alegrava todo mundo, era o mais velho do grupo, um exemplo. Mesmo com a idade, pedalava todos os dias", contou Marcus.

O pedal era tão presente na vida de Xuxa, que o ciclista pertencia a diversos grupos de pedalada, como o Segunda da Bike, o Quinta da Bike, os Amigos da Bike e o Papa, além do "Calangos da Bike", apelidado carinhosamente por ele, formado pelos amigos mais próximos. Vicente também se fazia presente em outras turmas de ciclistas.

O corretor de empréstimo Rômulo Siqueira, que costumava pedalar as segundas-feiras com Xuxa, teve seu último contato com o amigo no último domingo, 8, quando deu um presente de aniversário para o experiente ciclista, que havia completado 67 anos na quinta-feira, 4. "O Xuxa era como se fosse um pai para gente. Tudo que você precisasse, ele estava ali. Foi muito triste. Quando o Marcus me ligou, achei que era brincadeira", disse Rômulo.

Segundo Rômulo, ciclistas próximos de Xuxa estão se organizando para realizar um protesto na próxima segunda-feira, 15, para pedir mais respeito à classe.

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...