segunda-feira, 7 de março de 2016

VEJA A NOVA VERSÃO DO CARTAZ DA SEMANA DAS ÁGUAS 2016!!

FOI NECESSÁRIO MEXER, PARA PODER FICAR NUMA VERSÃO QUE SUPORTASSE AMPLIAR PARA UM BANNER TAMANHO 2 m X 3 m, SEM PREJUISOS DE RESOLUÇÃO.

O QUE É A SEMANA DAS ÁGUAS ?
No ano de 2004, quando a CNBB nos chamava a refletir sobre a realidade dos recursos hídricos no Brasil, com a Campanha da Fraternidade, sobre o tema: Fraternidade e Água, com o lema: Água fonte de vida, fomos inspirados a começar uma ação pontual em Aracoiaba (época em que eu era dirigente sindical no STTR de Aracoiaba). Foi uma atividade muito cansativa e trabalhosa de se fazer, porem muito prazerosa e alegre. Tanto é que já fizemos dose delas e já vamos para a 13ª, que será agora de 11 a 22 de março de 2016. 
Encaramos a Semana das Águas, dentro de quatro aspectos, eixos ou dimensões: Religiosa (Vamos agradecer ao Deus da terra e da água sagrada, que Ele criou para ser fonte de vida pra todos os seres); Social (A luta das comunidades pelo acesso a água para beber, seja água encanada e tratada, seja água da cisterna); Econômica (A luta das Comunidades por água para produzir); Ambiental (Nossa busca pela formação de uma consciência ambiental e preservacionista, cuidados com as águas).
 
Poderíamos citar vários bons frutos colhidos nesta ação. Entre elas podemos citar: A conquista de mais de 3.500 cisternas de placas; Mais 150 cisternas calçadão; abastecimento de água encanada em pelo menos 9 comunidades e fortalecimento da luta das demais que estão na busca por este beneficio; Sensibilização sobre a preservação das águas; envolvimento da Unilab na elaboração de um projeto, que está pronto, faltando apenas o financiamento; distribuição de mudas de plantas nativas, camisas, bonés, panfletos, boletins...; Limpeza simbólica do Açude Aracoiaba; Seis Romarias das Águas; Várias visitas nas escolas; Várias palestras nas comunidades, entrevistas em rádio e reportagens em jornais e revistas; Vários eventos culturais e festivos; Produção de vídeos documentários e muitas outras conquistas.
 
Esta será a 13ª edição da Semana das Águas, que nos últimos 11 anos, tem ganhado proporções territoriais. Pela presente situação de seca prolongada, esta atividade adquire uma importância especial pela possibilidade de celebrar as lutas por água no Estado, mas também para realizar um sério debate sobre o cuidado com as águas e a política hídrica do Ceará, acirando processos de mobilização e luta. E além disso, em sintonia com Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE 2016), que aborda o tema do saneamento básico, o tema da 13ª Semana das Águas é o mesmo da CFE 2016: Casa comum, nossa responsabilidade. A mobilização será feita em várias comunidades rurais de Aracoiaba e Baturité, que receberam as cisternas de placas e cisterna calçadão, mas também vai marcar presença nas zonas urbanas, como é o caso por exemplo da 7ª Romaria das Águas, no dia 20 de pelas ruas de Baturité e o Seminário Territorial das Águas, dia 11 na Unilab.
 
O Seminário das águas, vai ser um debate que deverá reunir todas as autoridades politicas, religiosas, judiciárias do Território Maciço de Baturité, além das lideranças sindicais, populares e comunitárias. Também foram convidados, todos os deputados e senadores votados no Maciço, já que saneamento básico, envolve recuros federais e até mundiais. 
 
A 7ª Romaria das Águas, uma grande caminhada e uma celebração ecumênica, reunindo as comunidades de todos os municípios do Território Maciço de Baturité. A Romaria das Águas é sempre um momento de celebrar as conquistas, agradecer a Deus pela água, pela safra, pela vida. Mas é também momento de denúncia. A denúncia principal será de que ainda existem muitas famílias sem acesso à água para beber e, embora disponhamos de um grande manancial, o Açude Aracoiaba (que pode acumular até 170,7 milhões de metros cúbicos, mas que hoje apresenta em torno de 35 milhões, apenas), as famílias do seu entorno, como de tantos outros projetos, não dispõem do acesso à água para produzir alimentos. E ainda denunciaremos o auto grau de poluição dessas águas, por causa da falta de saneamento básico das cidades que estão no caminho dos rios, como é o caso de grande maioria das nossas cidades do Maciço de Baturité. Vamos ainda, nesta 7ª Romaria das Águas, prestar nossa homenagem ao Padre Zé Maria, que sempre apoiava a Semana das Águas, desde o começo e fazia questão de participar, todos os anos (inclusive no ano passado, mesmo debilitado e já usando bastão ele marcou presença). Este ano (dia 3 de junho), faz 80 anos do seu nascimento e sua história e seu testemunho serão lembrados e celebrados. Hoje, lá no céu, intercedendo por nós e nós aqui na terra, seguindo seus passos, orientados por seus ensinamentos. Ele que tanto ensinou o amor a Jesus Cristo e aos irmãos, mais com gestos do que com palavras. Por isso, ficou conhecido e consagrado, como: Padre Zé Maria o Padre dos pobres.

A Semana das água é uma experiência pioneira no Maciço de Baturité, mas pretende inspirar cada cidade a fazer a sua, como é o caso de Barreira, que já vai na sua 12ª versão. A ideia seria que cada município fizesse suas ações localizadas e fizéssemos um evento territorial em conjunto. No caso de Aracoiaba, de acordo com a geografia do município, pretende-se realizar um evento grande em cada distrito, num total 9, sendo então nove eventos. Para cada evento, montar-se-á uma estrutura mínima no local: som, alimentação, transporte, coordenação, mística e animação com artistas locais, que demanda muito trabalho e articulação das lideranças e das famílias como um todo, além de certo investimento. Pela experiência, parte do investimento as próprias famílias assumem, mas ainda assim, tem muita coisa que depende do apoio externo.

Objetivo Geral:
Ampliar a consciência da população do Território Maciço de Baturité, em torno da problemática da água, nas suas diversas realidades. 
 
Objetivos Específicos:
- Realizar um amplo debate sobre os cuidados com as águas no território;
 
- Discutir a política hídrica do Estado do Ceará, especificamente no Território de Maciço do Baturité, identificando problemas e apontando soluções;
 
- Celebrar as conquistas nas lutas populares na região, possibilitando um intercâmbio entre comunidades, entidades e criando processos de mobilização e unificação das lutas;
 
- Denunciar a situação de escassez d’água e de poluição doa manancial.
 
Veja nossa Proposta de Programação e Participe:
 
11/3 (sex) - Seminário Territorial das Águas - Unilab - Redenção;
 
12/3 (sáb) - Noite Cultural com Sanfoneiros e Violeiros em Agrovila - Aracoiaba;
 
13/3 (dom) - Visita às nascentes do Rio Aracoiaba em Guaramiranga e Baturité;
- Celebração da Conquista das Cisternas no Vale do Choró - Baturité.
 
14/3 (seg) - Formação para as Comissões Gestoras dos Açudes Públicos;
 
15/3 (ter) - Visitas nas Escolas e Universidades em Baturité, Redenção e Aracoiaba;
 
16/3 (qua) - Visitas nas Escolas e Universidades em Baturité, Redenção e Aracoiaba;
 
- Manhã de reflorestamento de trecho Rio Choró em Ideal - Aracoiaba; 
 
- Celebração Conquista das Cisternas no Distrito de Vazantes - Aracoiaba;
 
- Celebração Conquista das Cisternas no Distrito de Ideal - Aracoiaba;
 
17/3 (qui) - Visitas nas Escolas e Universidades em Baturité, Redenção e Aracoiaba;
- Celebração da Conquista das Cisternas em Jucá do Zé Vilar - Baturité;
 
19/3 (sáb) - Festa de São José em Várias Comunidades e em várias cidades;
- Celebração da Conquista das Cisternas em Furnas - Aracoiaba;
- Celebração da Conquista das Cisternas em Umarizeiro - Aracoiaba;
20/3 (dom) - 7ª Romaria das Águas em Baturité e homenagem ao Padre Zé Maria;
 
21/3 (seg) - Manhã de reflorestamento de trecho Rio Aracoiaba (Aracoiaba e Baturité);
- Celebração da Conquista das Cisternas no Distrito de Candeias - Baturité;
 
22/3 (ter) - Participação na Programação do Dia Mundial da Água em Fortaleza;
- Seminário Gestão da Água em situação de escassez - Unilab - Redenção.

Entenda melhor a Semana das Águas, assistindo a esses 2 vídeos no you tube: 2014 https://goo.gl/7Kdrpq

Contamos com a colaboração das pessoas de boa vontade, para divulgar e participar deste importante mutirão. São muitas atividades, muitas ações, muito trabalho, mas poucas pessoas e pouco apoio para dar conta de tudo. Temos tido inúmeras dificuldades, mas nossa maior tristeza é a indiferença das pessoas e instituições. Mas nosso esforço e nossa coragem só aumentam.

Maiores informações, com Silvanar 85-96046224 ou Dedé 85-999682054 ou então, viste nossa página no facebook: Semana das Águas de Aracoiaba -https://goo.gl/5DwtQu

A todos e todas, nosso MUITO OBRIGADO!!

Silvanar Soares Pereira
Pela Comissão Organizadora da Semana das Águas
85 - 996046224

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...