sexta-feira, 4 de março de 2016

Homenagem a Moreira de Acopiara abre neste sábado (05) o 24° Festival de Teatro da cidade

 


Os apreciadores das artes cênicas na região Centro-Sul do Ceará vão poder conferir alguns dos espetáculos do estado que tiveram maior projeção nacional nos últimos anos. Toda a programação é gratuita.

"Nessas investidas descobri que a vida moderna muitas vezes tem mais de moderna do que de vida. Não gosto disso". Quem disse foi Moreira de Acopiara, poeta, pesquisador da história do cordel e do folclore brasileiro, que será homenageado na noite de abertura do 24° Festival de Teatro de Acopiara, neste sábado, dia 5, às 20h, no Polo de Lazer da Cidade. O Festival acontece até o dia 12, com espetáculos de teatro e música.

Moreira de Acopiara, que já foi tema de monografias, dissertação e tese na PUC de São Paulo, é desde 2005 membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC. "Gosto de estar com mestres e doutores nas universidades Brasil afora, mas me realizo mesmo é quando estou com os meus amigos que ficaram no sertão e que me acolhem quando para lá endireito".

Após a solenidade, entra em cena o Grupo Garajal de Teatro, de Maracanaú, apresentando o premiado espetáculo "Romeu e Julieta". A peça, livremente inspirado na obra de Shakespeare, transporta a clássica história de amor do século XVI para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino, agregando as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros, para mediar o embate das famílias Montecchio e  Capuleto. O espetáculo já rodou o país por meio do circuito Palco Giratório. Com texto de Victor Augusto, o espetáculo tem a direção de Diego Mesquita e Mário Jorge Maninho.

A banda Ingroove, formada por músicos de Acopiara e Iguatu, Ifaz a festa da primeira noite do festival, com show a partir das 22 horas também no Polo de Lazer. Formada em 2011, a banda apresenta repertório do CD e DVD gravados ao vivo e covers de artistas que influenciaram a sonoridade do grupo.

NO DOMINGO

A criançada vai se divertir no domingo com o espetáculo "Os Três Porquinhos", da Cia. Anjos da Alegria, do Crato, às 16 horas no Núcleo de Artes. Com texto e direção de Flávio Rocha, a peça tem no elenco Bruna Damirys, Walesvcky Pinho, Gledson Micael, Rosi Rocha e Yarley Tavares. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local, uma horas antes de início do espetáculo.

À noite, o humor vai tomar conta do Centro Social de Acopiara, a partir das 20h30, com Marmotas Produções apresentando "Até que o humor nos separe". No enredo, o casamento e as crises de ciúmes na vida de um homem e uma mulher recém-casados, a sogra, os amigos gays do esposo, os comentários dos vizinhos e por aí vai. Marmotas Produções surgiu em 2004 com a proposta de reinventar os espetáculos de humor cearense, unindo a piadas, o deboche e os personagens caricatos às práticas teatrais. O espetáculo tem texto e direção de Luciano Lopes e no elenco, Luana do Crato (Luciano Lopes), Ramon Oliveira e Anderson Justos. Os ingressos também serão distribuídos na bilheteria do local, uma horas antes de início do espetáculo.

Na programação musical, o Palco Acopiara das Artes, na Praça Matriz, será da Banda Municipal de Acopiara, que recebe convidados no show com início às 20 horas.

TEATRO E MÚSICA ATÉ DIA 12

Ao longo de toda a semana o Festival continua com programação no Polo de Lazer de Acopiara, Clube Social de Acopiara, Núcleo de Artes, Centro Social de Acopiara, Palco Acopiara das Artes (Praça Matriz), Praça Vila Aroeira e nas praças dos distrito de Trussu, São Paulinho, Umari e Santo Antônio.

Na cena teatral, o público poderá conferir até o próximo sábado: Pavilhão da Magnólia com “Baldio”; Grupo Bagaceira de Teatro com “Meire Love”; Cia. Cearense de Molecagem com os espetáculos “Loucuras de Amor” e “As Vizinhas”; Coletivo Artístico As Travestidas com “BR-Trans” e “Quem tem medo de Travesti” e novamente a Cia. Anjos da Alegria com “Os Animartistas”. E mais, a bailarina e coreógrafa Silvia Moura circula com o espetáculo “A cadeirinha e eu” em apresentações na sede do município e quatro distritos.

Além dos espetáculos teatrais, à noite programação do FETAC contará, até sexta-feira, com apresentações musicais da Banda Municipal de Acopiara e Convidados e, no  sábado, show da banda Decretus e espetáculo "Coração Caipira", do ator e cantador Jackson Antunes, que é parceiro de Moreira de Acopiara, de quem gravou algumas canções e passou a declamar seus poemas.


O FESTIVAL

Apresentada pela Coelce, a 24ª edição do FETAC é uma realização da Companhia Cordel de Teatro, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, patrocínio institucional da Prefeitura de Acopiara, produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes e do Instituto BR Arte. O Festival conta, ainda, com as parcerias do Sesc e Gaspar Bandeira Advogados. Agradecimento especial: Moveletro.

Com toda a programação é gratuita, esta edição apresenta, no total, 11 espetáculos de oito grupos, somando 15 apresentações teatrais, cumprindo um importante papel na democratização e descentralização cultural.

SERVIÇO
24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC - De 05 a 12 de março em Acopiara/CE. Informações: 85-3235.4063 (Cinco Elementos Produções) e 85-9.9629.7678 (Cia Cordel de Teatro  - Horário de atendimento: 2a a 6a, das 8h às 18h). Facebook: www.fb.com/festivaldeteatrodeacopiara. Instagram: @ftacopiara.

ENDEREÇOS
Polo de Lazer de Acopiara: Avenida Paulino Félix s/n
Clube Social de Acopiara: Avenida Paulino Félix
Núcleo de Artes: Praça Celso Castro
Centro Social de Acopiara: Avenida Cazuzinha Marques s/n (ao lado da Igreja Matriz)
Palco Acopiara das Artes: Praça Matriz
Praça Vila Aroeira: Vila Aroeira s/n
Praça do Distrito de Trussu
Praça do Distrito São Paulinho
Praça do Distrito de Umari
Praça do Distrito de Santo Antônio


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage
85-3252.5401 / 99989.5876
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
t: @degage_imprensa  / f: degageassessoria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...