terça-feira, 1 de março de 2016

Clássico repaginado "Romeu e Julieta", do Grupo Garajal, abre o 24° Festival de Teatro de Acopiara

O festival acontece de 05 a 12 de março, com toda a programação gratuita. É apresentado Coelce, numa realização da Companhia Cordel de Teatro, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e patrocínio institucional da Prefeitura de Acopiara.

A história de amor juvenil mais encenada no mundo, "Romeu e Julieta", escrita entre 1591 e 1595 por William Shakespeare, é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros, a mediar o embate das famílias Montecchio e  Capuleto. Essa releitura do clássico é do Grupo Garajal de Teatro, que no próximo sábado, dia 05, apresenta o espetáculo na noite de abertura do 24° Festival de Teatro de Acopiara. Será às 20h30 no Polo de Lazer da cidade, com acesso gratuito.

Criado em 2003 em Maracanaú, o grupo Garajal de Teatro ganhou prêmios e rodou o país com "Romeu e Julieta" por meio do circuito Palco Giratório. Na montagem, a expressão corporal do grupo é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras com o pau de fita e a roda de coco. Os artistas equilibram-se na gangorra entre o bardo inglês e os folguedos brasileiros. O espetáculo tem texto de Victor Augusto, livremente inspirado na obra de Shakespeare, com a direção de Diego Mesquita e Mário Jorge Maninho. O elenco é formado por Neto Holanda , Henrique Rosa, Livia Nogueira, Rafael Melo, Rayane Mendes, Miguel Cairo, Sudailson Kennedy, Flavia Cavalcante e Lu Nunes, e tem na técnica Arnaldo Moura.

O Festival

O mais antigo festival de teatro do Ceará, criado em 1989, realiza a 24ª edição de 05 a 12 próximos, na cidade localizada na região Centro-Sul do estado. Com toda a programação gratuita, o Festival de Teatro de Acopiara vem cumprindo um importante papel na democratização e descentralização cultural. Nos palcos e praças, grupos teatrais do estado, de reconhecimento nacional, alguns dos quais com participações em importantes festivais de outros países.

No total, são 11 espetáculos de oito grupos, somando 15 apresentações teatrais. Além do Garajal, participam o Pavilhão da Magnólia, Grupo Bagaceira de Teatro, Cia. Cearense de Molecagem, Coletivo Artístico As Travestidas, Marmotas Produções, Cia. Anjos da Alegria e a bailarina e coreógrafa Silvia Moura. À noite, programação do FETAC contará com apresentações musicais da Banda Municipal de Acopiara e Convidados, shows das bandas Ingroove e Decretus e, no encerramento, o ator e cantador Jackson Antunes apresenta o espetáculo "Coração Caipira".

Apresentada pela Coelce, a 24ª edição do FETAC é uma realização da Companhia Cordel de Teatro, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, patrocínio institucional da Prefeitura de Acopiara, produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes e do Instituto BR Arte. O Festival conta, ainda, com as parcerias do Sesc e Gaspar Bandeira Advogados. Agradecimento especial: Moveletro.

SERVIÇO
24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC - De 05 a 12 de março em Acopiara/CE. Espetáculo "Coração Caipira", de Jackson Antunes, dia 12, às 21h, no Polo de Lazer de Acopiara (Avenida Paulino Félix s/n). Informações: 85-3235.4063 (Cinco Elementos Produções) e 85-9.9629.7678 (Cia Cordel de Teatro  - Horário de atendimento: 2a a 6a, das 8h às 18h). Facebook: www.fb.com/festivaldeteatrodeacopiara. Instagram: @ftacopiara.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage
85-3252.5401 / 99989.5876
t: @degage_imprensa  / f: degageassessoria


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...