sexta-feira, 27 de março de 2015

Assembleia e Câmara aprovam repúdio contra Cunha por expulsar comitiva de Cid

Sessões foram marcadas por críticas e até ataques pessoais. Tin Gomes chegou a afirmar que o presidente teria "apanhado" caso "eles estivessem na rua"

Deputados estaduais cearenses e vereadores de Fortaleza aprovaram nesta quinta-feira, 26, moções de repúdio contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As matérias foram apresentadas após o peemedebista expulsar, na semana passada, comitiva que acompanhava o ex-ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), em sessão na Casa.


Votações foram marcadas por críticas e ataques pessoais ao peemedebista. O deputado estadual Tin Gomes (PHS) chegou a dizer que, caso “eles estivessem na rua”, Eduardo Cunha teria “apanhado”. Com a aprovação, serão expedidos ofícios à presidência da Câmara dos Deputados comunicando o repúdio

“Claque”

Na quarta-feira da semana passada, 18, Cid Gomes foi à Câmara para explicar acusações da existência de 300 a 400 “achacadores” na Casa. Ele era acompanhado por diversos parlamentares do Ceará – que batiam palmas a cada fala sua. Entre os presentes, estavam presidentes da Câmara Municipal, Salmito Filho (Pros), e Zezinho Albuquerque (Pros).

Após reclamações de deputados federais, Cunha ordenou retirada do grupo. “O plenário da Câmara dos Deputados não é lugar de claque”, disse. A ação motivou protestos entre políticos cearenses e moções de repúdio nas duas principais Casas Legislativas do Estado.

Assembleia e Câmara

Na Assembleia Legislativa, sessão foi dominada por críticas a Cunha e moção foi aprovada com folga – foram 25 votos a favor e oito contra. Em sua fala, Zezinho Albuquerque reforçou caráter “autoritário” da atitude. “Em mais de vinte anos de vida pública, nunca tinha visto nada nesse nível”, disse.

Já na Câmara Municipal, votação da moção dividiu o plenário, terminando com placar de nove votos favoráveis e oito contra. Resistência partiu principalmente do PMDB, com direito a embates entre Magaly Marques (PMDB) e bancada do Pros.
Redação O POVO Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...